Professoras
Beatriz Rubio
Meu nome é Beatriz Rubio, nascida e criada no Rio de Janeiro, em uma família multicultural. Estudei Arquitetura e Urbanismo e depois de me formar me mudei para Madri, Espanha, para fazer uma pós-graduação e, durante este período, eu reaprendi a tricotar. Após voltar e trabalhar no Brasil durante um par de anos, vim para Santiago do Chile e aqui decidi me dedicar a perseguir meu sonho de trabalhar em tempo integral com o tricô. Em menos de 3 anos já publiquei mais de 50 receitas, colaborei com diversos tintureiros, participei de algumas coleções e meu amor pelo tricô só cresce cada vez mais!
Cris Bertoluci
Sou Cristiane Bertoluci, nascida em Caxias do Sul - RS, mestre em Têxtil e Moda pela USP e tricoteira desde os 8 anos de idade. Fiz do tricô e do crochê uma maneira de expressão. Estudei Moda e Estilo na UCS em 2007, onde também estagiei no departamento de criação na revenda de máquinas Shima-Seiki. Em 2007 me mudei para São Paulo, onde tive uma breve passagem na marca de fios Aslan e trabalhei como designer de produto e estilista de fast fashion. Em 2011 fiz o curso de Criação em Tricô pelo Atelier Knit-1 em Brighton, na Inglaterra, o que ajudou a mudar minha visão sobre o que é criação em moda e voltar com a sede de valorizar e expandir o conhecimento das técnicas manuais no Brasil. A partir disso, senti que o futuro é feito à mão e então resolvi resgatar as técnicas manuais e dar um novo olhar a elas. Desde então estudo, leciono e difundo o têxtil com cursos, vídeos, podcasts, obras e roupas com um novo significado.
Filipa Carneiro
O meu nome é Filipa Carneiro mas também sou conhecida como “Nionoi”, que é o nome do meu blog. Vivo em Lisboa e sou professora e designer de tricot e crochet. Adoro a arte do feito à mão, comecei a fazer crochet em pequenina, depois a bordar, alguma costura e finalmente surgiu o tricot. Acho que a principal razão de eu ser tão apaixonada pelo tricot é porque me permite combinar as minhas facetas, criativa e matemática, num único trabalho. Gosto muito de malhas aconchegantes, de cores quentes e de imensa inspiração vintage. Acredito que uma peça tricotada é valiosa por todo o processo envolvido, desde a escolha do modelo e da lã, a todas as histórias de animadas noites de tricot que ficam enlaçadas nos pontos e, por fim, o prazer de a vestir orgulhosamente. Adoro ensinar! Sempre tento capacitar as minhas alunas com a confiança suficiente para progredirem nas suas técnicas e transformar todas as suas ideias em peças de roupa reais. O seu olhar de orgulho quando usam suas peças enche o meu coração de alegria!
Fran Lacerda
Eu sou Francine Lacerda, estilista, professora de moda, costura e modelagem, e também knitwear designer e indie-dyer na Sweet Breeze Knits and Yarns. Ufa! Sim, eu sou uma pessoa multipotencial e tento unir tudo isso nas minhas criações. Gaúcha, há anos em São Paulo, sou formada em publicidade, mas sempre fui apaixonada por moda desde criança. A roupa e o modo de vestir nos ajudam a expressar quem somos. Muito além das tendências, moda para mim é uma forma de comunicação, autenticidade e de criar uma identidade única. Foi por isso que escolhi fazer a minha formação em comunicação antes de seguir o caminho da moda.
Mari Brezolin
Eu sou a Mariane Brezolin, Zootecnista pela UFSM, tintureira na Fios da Fazenda desde 2018, responsável pelo blog Sobre Ovelhas e Fios. Minha relação com os fios começou há muito tempo sem que nem eu mesma soubesse, em um estágio no laboratório de lãs da UFSM, no início da minha graduação em Zootecnia. Naquela época, eu estava aprendendo um pouco sobre ovelhas e lã. Em 2018 tive a oportunidade de fazer meu primeiro tingimento em fios de lã e neste mesmo ano aprendi a colocar estes mesmos fios nas agulhas. Foi então que descobri um mundo novo, desafiador e apaixonante! Hoje, fios e cores fazem parte do meu dia a dia. Tingir e falar de fios e ovelhas são meu trabalho. Tricotar é meu descanso.